Energia solar

Pesquisadores produziram células solares ultrafinas e flexíveis com apenas 1,3 mícron de espessura – cerca de 1/100 da largura de um fio de cabelo humano – e são 20 vezes mais leves que uma folha de papel de escritório. Na verdade, as células são tão leves que podem ficar em cima de uma bolha de sabão e, no entanto, produzem energia com tanta eficiência quanto as células solares à base de vidro, relataram cientistas em um estudo publicado em 2016 na revista Organic Electronics . Células solares mais leves e flexíveis como essas podem ser integradas à arquitetura, à tecnologia aeroespacial ou mesmo à eletrônica vestível .

como funciona uma usina solar  

Existem outros tipos de tecnologia de energia solar – incluindo energia solar térmica e energia solar concentrada (CSP) – que operam de maneira diferente dos painéis solares fotovoltaicos, mas todos aproveitam a energia da luz solar para criar eletricidade ou aquecer água ou ar.

A energia solar , radiação do Sol capaz de produzir calor , causando reações químicas ou gerando eletricidade . A quantidade total de energia solar incidente na Terra é muito superior aos requisitos de energia atuais e antecipados do mundo. Se adequadamente aproveitada, esta fonte altamente difundida tem potencial para satisfazer todas as necessidades futuras de energia. No século 21, espera-se que a energia solar se torne cada vez mais atraente como fonte de energia renovável devido ao seu suprimento inesgotável e ao seu caráter não poluente, em contraste com os finitos combustíveis fósseis carvão , petróleo e gás natural .